Mais tarde, a partir do século 17, foram realizados cruzamentos com outras raças, como o Tosa e outros cães do tipo mastiff, e os traços caracterírsticos de spitz desapareceram. Foi então, amplamente utilizado como cão de combate, pela sua constituição robusta e seu temperamento, caracterizado pela coragem que parece não conhecer limites.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todos os cães foram confiscados pela polícia, com excessão dos Pastores Alemães, que eram utilizados para fins militares. Era comum durante a guerra, usar a pele dos cães para confeccionar vestes militares. Alguns criadores, aficcionados pela raça japonesa, cruzaram seus cães com pastores alemães para enganar a polícia e evitar o confisco de seus animais. Ao final da guerra, o número de cães da raça Akita estava reduzido drasticamente, e apresentavam treês tipos diferentes. O Akita Matagi, o Akita de Combate e o Akita / Pastor Alemão.
A situação da criação da raça Akita estava bastante confusa e o processo de restauração da raça pura não foi fácil. A popularidade da raça crescia, principalmente a linhagem que exibia os traços de influência da cruza com os mastiff e o Pastor Alemão. No entanto, os criadores não aceitavam essa linhagem com influências de raças estrangeiras e um grande esforço foi feito para voltar ao tipo original. Os criadores realizaram diversos cruzamentos com o Akta Matagi para voltar as características do Akita original.
Esses esforços não foram em vão e os criadores japoneses desta raça obtiveram sucesso, conseguindo estabilizar a raça pura do Akita de porte grande, como conhecemos. Hoje a raça Akita está protegida pelo estado japonês, que proíbe o seu emprego nas rinhas desde 1908 e vela por sua integridade.
Padrões da raça:Trata-se de um cachorro de pelo duro e sub pelo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. O Akita é um cão de grande porte, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos. De constituição sólida, construção robusta, muito bem proporcionado e com boa substância, o Akita apresenta um aspecto imponente, caráter prudente, dócil, fiel e afetuoso.
A cabeça do Akita tem tamanho proporcional ao corpo, testa larga, stop definido, com focinho moderadamente comprido, forte, mais largo na raiz e trufa volumosa. Os olhos são moderadamente separados, relativamente pequenos e apresentam formato triangular, de cor marrom escuro. As orelhas são grossas, triangulares, relativamente pequenas e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cauda é inserida alta, grossa, portada bem enrolada sobre o dorso.
O pelagem de cobertura é lisa, dura e reta, enquanto o sub pelo é mais macio, denso e oleoso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um pouco mais comprido e na cauda o pelo é mais longo do que o resto do corpo. A cor pode ser o vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco. Todas as cores acima devem apresentar aidna o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, em baixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
Ficha da Raça:
Raça:Akita.
País de origem:Japão.
Nome original:Akita.
Utilização:Cão de companhia.
Porte:Grande.
Necessidade diária de exercícios:Média / Alta.
Temperamento:Calmo, Dócil, Fiel e Receptivo.
Adestrabilidade:Média.
expectativa de vida:10 a 12 anos.
Altura: Fêmea: 58–64 cm, Macho: 64–70 cm.
Peso: Fêmea: 34–50 kg, Macho: 34–54 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário