domingo, 9 de março de 2014

Hoje falaremos de uma raça chamada de Australian Cattle Dog

Historia do Australian Cattle Dog:Nos primeiros anos de 1800, grandes áreas de terra na Austrália ficaram disponíveis para criação de gado bovino. O gado criado nessas terras tinha se tornado tão selvagem e rebelde que as raças européias tradicionais que tinham sido úteis na domesticação de gado, não servia mais para esse trabalho. Era necessário um cão que suportasse percorrer longas distâncias por um terreno difícil sob o calor e controlasse o gado sem latir (o que só servia para deixar o gado ainda mais selvagem). Em 1840, um homem chamado Hall cruzou alguns Blue Smooth Highland Collies com os Dingos produzindo uma linhagem conhecida como Heelers. Um macho especialmente importante foi um cachorro chamado Bentleydog, considerado o responsável pela mancha branca encontrada na cabeça dos Australian Cattle Dogs de hoje. Outros criadores cruzaram seus Heelers com outras raças, incluindo o Bull Terrier, o Dálmatae mais tarde o Kelpie preto-castanho, uma raça de cães de pastoreio de ovelhas. O resultado foi um cão com os instintos de pastoreio do Collie e do Kelpie; a resistência e o estilo tranquilo do Dingo; e o bom senso e o instinto protetor do Dálmata, todo com um estilo de pelo padronizado. Na medida em que os cães se tornaram vitais para a indústria do gado de Queensland, eles ganharam o nome de Queensland Blue Heeler. Mais tarde ficaram conhecidos como Australian Heeler, e finalmente Australian Cattle Dog. Em 1897 foi criado um padrão para a raça com ênfase nos seus traços Dingo. O Australian Cattle Dog demorou para chegar à América, talvez por sua semelhança com as raças pastoras já estabelecidas. Quando teve chance, ele mostrou seu valor e foi muito bem aceito como pastor e como animal de estimação. O AKC reconheceu a raça em 1980, e desde então se tornou um cão de exposição muito capaz, sem perder suas funções principais.

Padrões da raça:A raça Australian Cattle Dog vem sendo muito utilizada no Brasil por fazendeiros, devido a sua incansável vontade de trabalhar e também a sua obediência ao dono ou tratador. Infelizmente, boa parte da população da raça Australian Cattle Dog no Brasil não é registrada, o que torna trabalhoso o reconhecimento desta fantástica raça de pastoreio. A pelagem é lisa, e as cores são o azul (mosqueado ou salpicado com marcas), ou o ruivo salpicado.
       De tamanho médio, a altura dos cães machos da raça Australian Cattle Dog fica entre 46 a 51 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 46 a 48 cm.

Ficha da Raça:
Raça: Australian Cattle Dog.
País de origem: Austrália.
Nome original:Australian Cattle Dog.
Utilização:Cão de Pastoreio.
Porte:Médio.
Necessidade diária de exercícios:Alta.
Temperamento:Inteligente, Obediente e Corajoso.
Adestrabilidade:Muito Alta.
expectativa de vida:13 a 15 anos.
Altura:Altura Macho:46 a 51 cm, Altura Fêmea:46 a 48 cm.
Peso: Fêmea: 14–16 kg, Macho: 15–16 kg.

Ficheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.pngFicheiro:Farm-Fresh dog.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário